Dia do Defensor da Ucrânia

A moeda comemora a insuperável coragem, heroísmo e amor à liberdade das pessoas de todas as gerações que defendem os interesses nacionais. É dedicada ao Dia do Defensor da Ucrânia. Por tradição, este feriado é comemorado em 14 de Outubro, o dia da Proteção da Santíssima Virgem, que também tem seu outro nome: Proteção da Santa Virgem Cossaca. O feriado está associado a conceitos como honra militar, coragem, bravura e cavalheirismo. A imagem da Virgem Maria segurando um longo véu branco tornou-se uma espécie de talismã da Ucrânia, um símbolo da sua eterna luta para a harmonia e a paz.

Ano: 2015
Tema: Dia do Defensor da Ucrânia
Série: Forças Armadas da Ucrânia
Facial: 5 Hryven
Metal: Prata Alemã (Cupro-Níquel-Zinco)
Peso: 16,54 gramas
Diâmetro: 35mm
Borda: Serrilhada
Qualidade de Cunhagem: Especial Uncirculated
Tiragem: 50.000
Designer: Volodymyr Taran, Oleksandr Kharuk, Serhii Kharuk
Gravação: Volodymyr Atamanchuk, Sviatoslav Ivanenko
Lançamento: 12 de Outubro de 2015

Catálogo: KM#783

Valor:

Krause 2018 World Coins 12th Edition
MS65: US$ 14
MS66: US$ 16

ANVERSO: No anverso da moeda, contra o fundo ornamental, está representado o seguinte: A figura da Virgem, sob cujo omofório existem cossacos (à esquerda) e guerreiros atuais e defensores (à direita). À esquerda, está o pequeno Emblema Nacional da Ucrânia e acima, em uma inscrição semicircular, УКРАЇНА (Ucrânia), 2015 e П`ЯТЬ ГРИВЕНЬ (Cinco Hryvnias), e à direita o logotipo da Casa da Moeda do Banco Nacional da Ucrânia.

REVERSO: No reverso da moeda, contra um fundo de camuflagem militar em Tampografia, está um Tryzub estilizado – Símbolo do Estado Ducal de Volodymyr O Grande. Acima, há a inscrição semicircular ЗА ЧЕСТЬ! ЗА СЛАВУ! ЗА НАРОД! (Para Honra! Para a Glória! Para os Povos!).