125 anos do Estabelecimento do Serviço de Bonde em Kyiv

A moeda comemora o estabelecimento do serviço de bonde elétrico na cidade de Kyiv. Em Julho de 1892, os bondes elétricos começaram a circular ao longo de Oleksandr (moderna Volodymyr) Descent em Kyiv, que é o lugar mais íngreme da cidade. O bonde elétrico, que tinha uma rota de 1,5km, conectou a Praça Tsar (moderna Praça Européia) e a Praça Baixa (atual Praça Poshtova). O serviço de bonde se desenvolveu rapidamente na cidade em sete colinas (como às vezes se refere à Kyiv) até o final do século XIX, e um total de 50 km de trilhos eletrificados foram construídos.

Ano: 2017
Tema: 125 anos do Estabelecimento do Serviço de Bonde em Kyiv
Série: Outras Moedas
Facial: 5 Hryven
Metal: Prata Alemã (Cupro-Níquel-Zinco)
Peso: 16,54 gramas
Diâmetro: 35mm
Borda: Serrilhada
Qualidade de Cunhagem: Especial Uncirculated
Tiragem: 40.000
Designer: Mykola Kochubei
Gravação: Anatolii Demianenko, Volodymyr Demianenko
Lançamento: 25 de Maio de 2017

Catálogo: KM# (novidade)
Valor: US$

ANVERSO: No anverso da moeda, acima, está o pequeno Emblema Nacional da Ucrânia e à esquerda a inscrição УКРАЇНА (Ucrânia). À direita, está o valor facial da moeda, 5/ГРИВЕНЬ (5 hryvnias),  e o ano de emissão, 2017. Há a seguinte composição estilizada: Trilhos de bonde em um pavimento de paralelepípedos que apontam para o céu como um símbolo do progresso, e as legendas КИЇВ (Kyiv) 1892 / PARIS 1881 / BERLIN 1881 / LONDON 1901 (Cidades nas quais, nestes anos, os bondes elétricos foram instalados). À esquerda, está o logotipo da Casa da Moeda do Banco Nacional da Ucrânia.

REVERSO: No reverso da moeda há um bonde com passageiros contra o fundo de uma paisagem urbana de Kyiv. Acima, está a legenda semicircular ТРАМВАЙНИЙ РУХ В КИЄВІ / 125 / РОКІВ (Serviço de Bonde em Kyiv / 125 / anos).