A Cobra

A moeda celebra a cobra e suas representações em monumentos culturais de vários tempos. As tribos e os povos que habitaram terras ucranianas há milhares de anos criaram inúmeras obras de arte. Monumentos culturais inestimáveis de vários períodos da história nos contam como as pessoas antigas aprenderam a trabalhar com materiais naturais e a torná-los poderosos utilizando símbolos – representações de pássaros, animais, pessoas e ornamentos, etc. A imagem da cobra desempenha um papel proeminente nos ornamentos da cerâmica Trypillia. Na cultura Trypillia, as cobras eram vistas como benevolentes e proptetores da propriedade doméstica.

Ano: 2017
Tema: A Cobra
Série: Fauna nos Monumentos Culturais da Ucrânia
Facial: 5 Hryven
Metal: Prata (Ag .925) (0,5 Oz)
Peso de Metal Precioso: 15,55 gramas
Peso Total: 16,9300 gramas
Diâmetro: 33mm
Borda: Lisa com Legendas em Baixo Relevo
Qualidade de Cunhagem: Proof
Tiragem: 4.000
Designer: Volodymyr Taran, Oleksandr Kharuk, Serhii Kharuk
Gravação: Volodymyr Demianenko, Anatolii Demianenko
Lançamento: 25 de Maio de 2017

Catálogo: KM# (novidade)
Valor: US$

ANVERSO: No anverso da moeda, acima, está o pequeno Emblema Nacional da Ucrânia e a inscrição УКРАЇНА (Ucrânia), o ano de emissão da moeda, 2017, e o valor facial, 5 ГРИВЕНЬ (5 hryvnias). No centro da moeda, está um anel dourado em forma de cobra (séculos III-II a.c.) encontrados na antiga cidade de Tyras (atual moderna cidade de Bilhorod-Dnistrovskyi). À direita está um medalhão de dois lados, que era utilizado no pescoço (século XII d.c.). Esses medalhões foram muito populares na Rus’ de Kyiv e eram utilizados como amuletos protetores, com um motivo cristão de um lado e a cabeça da Medusa do outro. 

REVERSO: No reverso da moeda, há uma imagem de uma cobra contra o fundo de uma cerâmica Trypillia com desenhos de cobras. Abaixo, está a inscrição vertical ЗМІЯ (Cobra).