Mykola Kostomarov

A moeda homenageia Mykola Kostomarov, figura pública, historiador, arqueólogo, etnógrafo, especialista em folclore, escritor e publicista. Membro de muitas organizações científicas, Mykola Kostomarov foi o idealizador da Irmandade dos Santos Cirilo e Metódio, bem como autor de «Um Livro sobre a Existência do Povo Ucraniano», que estabeleceu o programa da irmandade. Mykola Kostomarov defendeu o direito da língua e literatura ucraniana a se desenvolver de forma independente e livre. Foi também um prolífico escritor que deixou pra trás dezenas de volumes de poesia, contos, histórias, bem como artigos científicos e populares polêmicos.

Ano: 2017
Tema: Mykola Kostomarov
Série: Personalidades de Destaque da Ucrânia
Facial: 2 Hryvny
Metal: Prata Alemã (Cupro-Níquel-Zinco)
Peso: 12,8 gramas
Diâmetro: 31mm
Borda: Serrilhada
Qualidade de Cunhagem: Especial Uncirculated
Tiragem: 25.000
Designer: Anatolii Demianenko
Gravação: Anatolii Demianenko
Lançamento: 20 de Abril de 2017

Catálogo: KM# (novidade)
Valor: US$

ANVERSO: No anverso da moeda, acima, está o pequeno Emblema Nacional da Ucrânia e a inscrição УКРАЇНА (Ucrânia) semicircular. No centro da moeda há a seguinte composição estilizada: No fundo, páginas de jornal e uma pilha de livros cobertos por um globo terrestre. À direita, está  o valor facial da moeda: 2 ГРИВНІ (2 Hryvnias), e  o logotipo da Casa da Moeda do Banco Nacional da Ucrânia e o ano de cunhagem, 2017.

REVERSO: No reverso da moeda, contra o fundo espelhado, há um retrato de Mykola Kostomarov, à esquerda está a assinatura do escritor e seus anos de nascimento e morte,  1817-1885. Acima está a inscrição semicircular МИКОЛА КОСТОМАРОВ (Mykola Kostomarov).