O Leão

A moeda celebra o Leão e suas representações nos monumentos culturas da Rus’ de Kyiv. As tribos e os povos que habitaram terras ucranianas há milhares de anos criaram inúmeras obras de arte. Monumentos culturais de valor inestimável de vários períodos da história nos dizem como as pessoas da antiguidade aprenderam a trabalhar com materiais naturais e a torná-los poderosos usando símbolos – representações de pássaros, animais, pessoas e ornamentos, etc.

Ano: 2017
Tema: O Leão
Série: Fauna nos Monumentos Culturais da Ucrânia
Facial: 5 Hryven
Metal: Prata (Ag .925) (0,5 Oz)
Peso de Metal Precioso: 15,55 gramas
Peso Total: 16,9300 gramas
Diâmetro: 33mm
Borda: Lisa com Legendas em Baixo Relevo
Qualidade de Cunhagem: Proof
Tiragem: 4.000
Designer: Volodymyr Taran, Oleksandr Kharuk, Serhii Kharuk
Gravação: Anatolii Demianenko
Lançamento: 11 de Abril de 2017

Catálogo: KM# (novidade)
Valor: US$

ANVERSO: No anverso da moeda, acima, está o pequeno Emblema Nacional da Ucrânia e a inscrição УКРАЇНА (Ucrânia), o ano de emissão da moeda, 2017, e o valor facial, 5 ГРИВЕНЬ (5 hryvnias). No centro da moeda, há um fragmento de um prato com um leão que remonta ao século XIII (Museu de Kherson), e à direita, uma imagem do próprio prato.

REVERSO: No reverso da moeda, há uma imagem de uma cabeça de Leão, à direita de um fragmento que representa leões. O fragmento vem de um relevo de ardósia único no Kyiv Pechersk Lavra (um famoso mosteiro de Kyiv com cavernas) e remonta ao século XI. Grifos, centauros, leões, dragões, e outras imagens da antiguidade eram motivos populares na arte decorativa dos antigos principados russos. À direita, no fundo do fragmento, está a inscrição vertical ЛЕВ (Leão).