Ivan Aivazovsky

A moeda homenageia o artista mundialmente famoso Ivan Aivazovsky (1817-1900). Um pintor de paisagens marinhas e cenas de batalha e patrono das artes, ele retratou o elemento poderoso, o mar, em toda a sua glória. Aivazovsky foi o artista mais realista e recordista na prática global das artes pictóricas – criou mais de 6.000 pinturas, que foram mostradas em 113 exposições durante sua vida. As obras mais famosas do artista incluem «Noite de Lua na Criméia - Gurzuf», «Beira do Mar», «A Nona Onda», «O Cerco de Sevastopol», «O Moinho no Rio - Ucrânia». Aivazovsky produziu uma de suas pinturas mais conhecidas, «Entre as Ondas», quando tinha 80 anos. Ivan Aivazovsky nasceu na cidade de Feodosia, na Criméia, e passou sua infância perto do mar, que sempre o fascinou. É por isso que a maior parte de seus trabalhos representam o mar. No entanto, muitas de suas pinturas tem motivos ucranianos, como o rio Dnipro, estepes, chumaks (comerciantes ucranianos em carros de boi) e cenas de casamento.

Ano: 2017
Tema: Ivan Aivazovsky
Série: Personalidades de Destaque da Ucrânia
Facial: 2 Hryvny
Metal: Prata Alemã (Cupro-Níquel-Zinco)
Peso: 12,8 gramas
Diâmetro: 31mm
Borda: Serrilhada
Qualidade de Cunhagem: Especial Uncirculated
Tiragem: 35.000
Designer: Sviatoslav Ivanenko
Gravação: Sviatoslav Ivanenko
Lançamento: 11 de Julho de 2017

Catálogo: KM# (novidade)
Valor: US$

ANVERSO: No anverso da moeda, acima, está o pequeno Emblema Nacional da Ucrânia e a inscrição УКРАЇНА (Ucrânia). À esquerda, o ano de emissão da moeda, 2017. No centro, há um fragmento estilizado de uma imagem de Aivazovsky. Abaixo, está o valor facial da moeda, 2 ГРИВНІ (2 Hryvny) e o logotipo da Casa da Moeda do Banco Nacional da Ucrânia.

REVERSO: No reverso da moeda há um retrato do artista. À esquerda, está a legenda semicircular ІВАН АЙВАЗОВСЬКИЙ (Ivan Aivazovsky) e seus anos de nascimento e morte 1817-1900. À direita do retrato, está a assinatura do artista.


Observações:

Parte da Emissão é acondicionada em um Blister: