Mykhailo Petrenko

A moeda homenageia o poeta romântico Mykhailo Petrenko (1817-1862), que criou a maioria de seus poemas na primeira metade do século XIX. Embora muitas de suas obras estejam agora perdidas, o poema sobrevivente «Estou Olhando para o Alto dos Céus» é bem conhecido. Versos de suas outras obras vieram até nós em músicas folclóricas. Estes incluem «Ondas do Rio Oskol» e «Tocando um Bandura».

Ano: 2017
Tema: Mykhailo Petrenko
Série: Personalidades de Destaque da Ucrânia
Facial: 2 Hryvny
Metal: Prata Alemã (Cupro-Níquel-Zinco)
Peso: 12,8 gramas
Diâmetro: 31mm
Borda: Serrilhada
Qualidade de Cunhagem: Especial Uncirculated
Tiragem: 35.000
Designer: Volodymyr Taran, Oleksandr Kharuk, Serhii Kharuk
Gravação: Volodymyr Atamanchuk, Anatolii Demianenko
Lançamento: 11 de Julho de 2017

Catálogo: KM# (novidade)
Valor: US$

ANVERSO: No anverso da moeda, em uma representação da estepe ucraniana, está uma Estela Kurgan (também conhecido como Babal), em cujo ombro repousa um falcão. Acima, está o valor facial da moeda, 2 ГРИВНІ (2 Hryvny), o pequeno Emblema Nacional da Ucrânia e o ano de emissão da moeda, 2017, e a inscrição УКРАЇНА (Ucrânia). À direita, está o logotipo da Casa da Moeda do Banco Nacional da Ucrânia.

REVERSO: No reverso da moeda, contra o fundo espelhado, há um falcão em voo e as seguintes inscrições: Дивлюся на небо / та й думку гадаю: / Чому я не сокіл, / чому не літаю, / Чому мені, Боже, / ти криллів не дав? / Я землю б покинув / і в небо злітав! (Estou olhando para o alto dos céus / e isso me faz pensar / Por que não sou um falcão? / Por que não estou voando? Deus? Porque você me deixou / sem asas para voar? / Eu sairia do chão e voaria alto) e abaixo, МИХАЙЛО / ПЕТРЕНКО (Mykhailo / Petrenko) / 1817-1862.


Observações:

Parte da Emissão é acondicionada em um Blister: