60 anos do Lançamento do Primeiro Satélite Terrestre

A moeda celebra o lançamento do primeiro satélite terrestre, «Sputnik» (Спутник – Satélite). O satélite emitiu um sinal de rádio em duas frequências e estudou as camadas superiores da ionosfera. Em todo o mundo, os entusiastas do rádio rastrearam os sinais sonoros transmitidos pelo satélite. Era visível como uma estrela de primeira magnitude mesmo a olho nu. O lançamento do satélite tem marcado o início da era espacial. Cientistas e designers ucranianos contribuíram para o desenvolvimento e lançamento do satélite, liderado pelo pioneiro do voo espacial, Sergei Korolev.

Ano: 2017
Tema: 60 anos do Lançamento do Primeiro Satélite Terrestre
Série: Cósmica da Ucrânia
Facial: 5 Hryven
Metal: Prata Alemã (Cupro-Níquel-Zinco)
Peso: 16,54 gramas
Diâmetro: 35mm
Borda: Serrilhada
Qualidade de Cunhagem: Especial Uncirculated
Tiragem: 50.000
Designer: Volodymyr Taran, Oleksandr Kharuk, Serhii Kharuk
Gravação: Modelagem por Software: Vitalii Andriyanov
Lançamento: 29 de Agosto de 2017

Catálogo: KM# (novidade)
Valor: US$

ANVERSO: Contra o fundo espelhado, há uma imagem convencional à cores do Planeta Terra (colorizado por Tampografia). Abaixo, em um semicírculo, estão o pequeno Emblema Nacional da Ucrânia e a inscrição УКРАЇНА (Ucrânia), o valor facial da moeda, 5 / ГРИВЕНЬ (5 / Hryvnias), o ano de cunhagem, 2017 e o logotipo da Casa da Moeda do Banco Nacional da Ucrânia.

REVERSO: No reverso da moeda, há uma composição estilizada do satélite e a legenda 60-РІЧЧЯ ЗАПУСКУ ПЕРШОГО СУПУТНИКА ЗЕМЛІ (60 anos do Lançamento do Primeiro Satélite Terrestre), semicircular, à direita.


Observações:

Parte da Emissão é acondicionada em um Blister:



Na coleção particular: