85 anos do Estabelecimento do Oblast de Kyiv

A moeda comemora o Oblast de Kyiv, que é o berço da Rus’ de Kyiv. O Oblast de Kyiv encontra-se principalmente na margem direita do rio Dnipro em duas regiões geográficas: Polesia e a floresta de estepe. O oblast é rico nos seguintes recursos minerais: turfa, carvão marrom, granito, gnaisse, bem como em depósitos de caolim e argila. A região de Kyiv possui 177 rios, todos os quais fluem para o rio Dnipro. O oblast possui 130 reservas naturais e áreas de conservação. Seu potencial econômico é baseado em engenharia mecânica, metalurgia, produção de alimentos e agricultura desenvolvida.

Ano: 2017
Tema: 85 anos do Oblast de Kyiv
Série: Oblasts da Ucrânia
Facial: 5 Hryven
Metal: Bimetálica Latão e Cupro-Níquel
Peso de Metal Precioso: 9,4 gramas
Peso Total: 9,4000 gramas
Diâmetro: 28mm
Borda: Serrilhada Setorial
Qualidade de Cunhagem: Especial Uncirculated
Tiragem: 35.000
Designer: Sviatoslav Ivanenko
Gravação: Sviatoslav Ivanenko
Lançamento: 25 de Julho de 2017

Catálogo: KM# (novidade)
Valor: US$

ANVERSO: No anverso da moeda, está o pequeno Emblema Nacional da Ucrânia, abaixo do qual há uma imagem da aeronave AN-225 Mriya e o ano de emissão da moeda, 2017. Há as seguintes inscrições semicirculares no anel externo: НАЦІОНАЛЬНИЙ БАНК УКРАЇНИ (Banco Nacional da Ucrânia), acima, e П`ЯТЬ ГРИВЕНЬ (cinco hryvnias) abaixo. À direita, está o logotipo da Casa da Moeda do Banco Nacional da Ucrânia. No centro, há a seguinte composição estilizada: Um fragmento do Arboreto de Alexandria (na cidade de Bila Tserkva), a Catedral da Ascensão (na cidade de Pereiaslav-Khmelnytskyi), que é um monumento excepcional da arquitetura religiosa em estilo barroco ucraniano, e abaixo estão cerâmicas Trypillian e ramos de trigo.

REVERSO: No reverso da moeda no núcleo, há uma imagem do Brasão de Armas do Oblast de Kyiv. No anel externo, há as legendas КИЇВСЬКА ОБЛАСТЬ (Kyiv Oblast) acima, e ЗАСНОВАНА У 1932 РОЦІ (Criado no ano 1932) abaixo.