Estilo de Pintura Kosiv - 01

A moeda celebra a gema das artes tradicionais ucranianas, a cerâmica de Kosiv, que é assim nomeada pela cidade de Kosiv, no Oblast de Ivano-Frankivsk. A estética e o estilo criados nos Cárpatos ucranianos são únicos e inconfundíveis. Os principais elementos do estilo de pintura Kosiv são flores e figuras que se fundem em ornamentos geométricos; Pássaros e pessoas vestindo o traje nacional Hutsul de cores predominantemente verdes, amarelas e castanhas. Hoje, o estilo de pintura Kosiv original é reconhecido pela adesão à tradição, cores brilhantes e temas originais.

Ano: 2017
Tema: Estilo de Pintura Kosiv
Série: Herança Ucraniana
Facial: 5 Hryven
Metal: Prata Alemã (Cupro-Níquel-Zinco)
Peso: 16,54 gramas
Diâmetro: 35mm
Borda: Serrilhada
Qualidade de Cunhagem: Especial Uncirculated
Tiragem: 40.000
Designer: Volodymyr Taran, Oleksandr Kharuk, Serhii Kharuk
Gravação: Volodymyr Atamanchuk
Lançamento: 15 de Agosto de 2017

Catálogo: KM# (novidade)
Valor: US$

ANVERSO: No anverso da moeda, acima, está o pequeno Emblema Nacional da Ucrânia e a inscrição УКРАЇНА (Ucrânia) na vertical, e o ano de cunhagem, 2017. No centro, há a seguinte composição estilizada: Contra o fundo espelhado, há um vaso cerâmico pintado no estilo Kosiv, e em ambos os lados estão um menino e uma menina em trajes nacionais (elementos usados no estilo de pintura Kosiv). Abaixo, em uma inscrição semicircular, está o valor facial da moeda, П`ЯТЬ ГРИВЕНЬ(cinco hryvnias) e o logotipo da Casa da Moeda do Banco Nacional da Ucrânia.

REVERSO: No reverso da moeda há um prato ilustrado com um galo (colorido por Tampografia), e as inscrições semicirculares: КОСІВСЬКИЙ РОЗПИС (Estilo de Pintura Kosiv) acima, e ТАРІЛКА `ПІВНИК` (Prato de Galo) abaixo. À direita e à esquerda estão galos estilizados.

Observações:

Parte da Emissão é acondicionada em um Blister:

 

 

 

Observações:

O Banco Nacional da Ucrânia elegeu esta peça no concurso «Melhor Moeda do Ano 2017» na Categoria «Melhor Decisão Artística»