500 anos da Reforma

A moeda comemora 500 anos desde o início do movimento da Reforma, que foi um evento importante na cultura européia. A data tradicional para o início da Reforma, que ocorreu na Europa entre os séculos XVI e XVII, está associada à publicação das Noventa e Cinco Teses pelo reformador alemão Martinho Lutero, em 1517. Lutero, professor de Teologia na Universidade de Wittenberg, lamentou a venda de indulgências (perdão dado pela Igreja). Ele enfatizou que a salvação (ou perdão) era concedida apenas pela Fé, e não pela Igreja ou pela observação de cerimônias religiosas. A Reforma na Ucrânia relaxou as regras da Igreja e aproximou a Igreja das pessoas. Isso foi evidenciado pelo estabelecimento de escolas nacionais e casas de impressão, a tradução da Bíblia para o Ucraniano, e serviços religiosos realizados em ucraniano, um idioma compreendido pela congregação.

Ano: 2017
Tema: 500 anos da Reforma
Série: Outras Moedas
Facial: 5 Hryven
Metal: Prata Alemã (Cupro-Níquel-Zinco)
Peso: 16,54 gramas
Diâmetro: 35mm
Borda: Serrilhada
Qualidade de Cunhagem: Especial Uncirculated
Tiragem: 40.000
Designer: Volodymyr Taran, Oleksandr Kharuk, Serhii Kharuk
Gravação: Volodymyr Atamanchuk
Lançamento: 15 de Setembro de 2017

Catálogo: KM# (novidade)
Valor: US$

ANVERSO: No anverso da moeda, acima, está o pequeno Emblema Nacional da Ucrânia e a inscrição УКРАЇНА (Ucrânia) e o valor facial da moeda, 5/ГРИВЕНЬ (5 hryvnias). Contra o fundo espelhado, está uma Cruz, à esquerda da qual está uma página estilizada da Bíblia traduzida para o alemão por Martinho Lutero. O marcador decorativo da Bíblia, com um ornamento ucraniano, simboliza o envolvimento da Ucrânia na Reforma. À direita da Cruz estão as cinco teses que são fundamentais para este movimento: ТІЛЬКИ / ПИСАННЯ / ТІЛЬКИ / ВІРА / ТІЛЬКИ / БЛАГОДАТЬ / ТІЛЬКИ / ХРИСТОС / ТІЛЬКИ / БОГОВІ СЛАВА (Somente a Escritura, Somente a Fé, Somente a Graça, Somente Cristo, Glória Somente a Deus). Abaixo, está o logotipo da Casa da Moeda do Banco Nacional da Ucrânia.

REVERSO: No reverso da moeda, contra um fundo vermelho e preto (Colorizado pelo Processo de Tampografia) que simboliza a natureza dramática daqueles tempos, está um Crucifixo, à direita do qual está uma imagem de Martinho Lutero segurando um pedaço de papel com suas Teses. Há as seguintes inscrições: À direita, acima, МАРТІН / ЛЮТЕР (Martinho / Luthero) e à esquerda, em vertical, 500 РОКІВ / РЕФОРМАЦІЇ (500 anos / Reforma).


Na coleção particular: