Igreja de Santa Catarina em Chernihiv - 02

A Igreja de Santa Catarina reflete todas as melhores práticas da arquitetura religiosa ucraniana. A Igreja foi erguida em homenagem ao heroísmo mostrado pelos cossacos do regimento de Chernihiv sob o comando do coronel Yakiv Lyzohub, ao assaltar a fortaleza turca de Azov em 1696. É de estilo barroco ucraniano. Esta Igreja, que está localizada em uma colina no centro histórico da cidade de Chernihiv, parece uma típica igreja cossaca de madeira. A construção da Igreja foi paga pelos irmãos cossacos Yakiv e Semen Lyzohub. A Igreja foi consagrada em 1715.

Ano: 2017
Tema: Igreja de Santa Catarina em Chernihiv
Série: Monumentos Arquitetônicos da Ucrânia
Facial: 10 Hryven
Metal: Prata (Ag .925) (1,0 Oz)
Peso de Metal Precioso: 31,1 gramas
Peso Total: 31,1000 gramas
Diâmetro: 38,6mm
Borda: Lisa com legendas em baixo-relevo
Qualidade de Cunhagem: Proof
Tiragem: 2.500
Designer: Volodymyr Taran, Oleksandr Kharuk, Serhii Kharuk
Gravação: Anatolii Demianenko, Volodymyr Demianenko
Lançamento: 18 de Setembro de 2017

Catálogo: KM# (novidade)
Valor: US$

ANVERSO: No anverso da moeda, acima, está o pequeno Emblema Nacional da Ucrânia, e a legenda УКРАЇНА (Ucrânia). No centro, contra o fundo de um layout transversal da Igreja, está o Brasão de Armas da família Lyzohub. À direita, está o ano de cunhagem da moeda, 2017. Abaixo, está o valor facial da moeda, 10 / ГРИВЕНЬ (10 / hryvnias).

REVERSO: No reverso da moeda, há um dos pontos de referência de Chernihiv: A Igreja de Santa Catarina (a partir de uma visão de um pássaro), dando boas-vindas aos visitantes da cidade. À direita, está o Brasão de Armas da cidade de Chernihiv e a inscrição ЧЕРНІГІВ (Chernihiv) e uma estrada estilizada. Abaixo, está a inscrição КОЗАЦЬКА / КАТЕРИНИНСЬКА / ЦЕРКВА (Igreja de Santa Catarina).