100 anos do Estabelecimento da Universidade Estatal de Kherson

A moeda comemora os 100 anos desde a criação da Universidade Estatal de Kherson. Uma das universidades mais antigas do sul da Ucrânia, foi fundada em novembro de 1917 com base no Instituto de Professores Yuriev (Tartu), que foi evacuado para Kherson. Preparar e implementar projetos internacionais de educação científica e educacional é uma das áreas de atividade prioritárias da universidade. A universidade oferece 34 Majors, que incluem cursos para escola maternal e professores de jardim de infância, professores de escolas, advogados, economistas, ecologistas, psicólogos, jornalistas e tradutores.

Ano: 2017
Tema: 100 anos do Estabelecimento da Universidade Estatal de Kherson
Série: Estabelecimentos de Ensino Superior da Ucrânia
Facial: 2 Hryvny
Metal: Prata Alemã (Cupro-Níquel-Zinco)
Peso: 12,8 gramas
Diâmetro: 31mm
Borda: Serrilhada
Qualidade de Cunhagem: Especial Uncirculated
Tiragem: 30.000
Designer: Volodymyr Taran, Oleksandr Kharuk, Serhii Kharuk
Gravação: Volodymyr Atamanchuk, Anatolii Demianenko
Lançamento: 24 de Outubro de 2017

Catálogo: KM# (novidade)
Valor: US$

ANVERSO: No anverso da moeda, acima, está o pequeno Emblema Nacional da Ucrânia e a inscrição УКРАЇНА (Ucrânia) e o valor facial, 2 ГРИВНІ (2 hryvnias). No centro, contra o fundo espelhado, está a seguinte composição estilizada: Contra o plano de fundo de um livro, está o edifício moderno da universidade, que possui o logotipo da universidade com as seguintes legendas semicirculares: ХЕРСОНСЬКИЙ ДЕРЖАВНИЙ УНІВЕРСИТЕТ (acima), KHERSON STATE UNIVERSITY (abaixo). Na parte inferior da moeda, estão o ano de cunhagem da moeda, 2017 e o logotipo da Casa da Moeda do Banco Nacional da Ucrânia.

REVERSO: No reverso da moeda, há a seguinte composição estilizada: No contexto de um livro, está o edifício antigo da universidade e as inscrições 100 / РОКІВ / ХЕРСОНСЬКИЙ / ДЕРЖАВНИЙ / УНІВЕРСИТЕТ (100 / ANOS / KHERSON / ESTATAL / UNIVERSIDADE).