100 anos do Primeiro Kurultai do Povo Tártaro da Criméia

A moeda celebra o primeiro Kurultai do povo Tártaro da Criméia, um Congresso Nacional, que ocorreu em Novembro de 1917. O Kurultai adotou uma Constituição que proclamou a formação da República Popular da Criméia, a primeira república democrática muçulmana do mundo. A constituição garantiu a igualdade para todo o povo da Criméia, independentemente de sua nacionalidade ou gênero, bem como proclamou liberdades democráticas fundamentais. O Kurultai também adotou a bandeira nacional em Azul, e o Brasão Nacional com o Tamga de Ouro do Khanato da Criméia, e o Hino Nacional.

Ano: 2017
Tema: 100 anos do Primeiro Kurultai do Povo Tártaro da Criméia
Série: Outras Moedas
Facial: 5 Hryven
Metal: Prata Alemã (Cupro-Níquel-Zinco)
Peso: 16,54 gramas
Diâmetro: 35mm
Borda: Serrilhada
Qualidade de Cunhagem: Especial Uncirculated
Tiragem: 35.000
Designer: Volodymyr Taran, Oleksandr Kharuk, Serhii Kharuk
Gravação: Volodymyr Demianenko, Anatolii Demianenko
Lançamento: 17 de Novembro de 2017

Catálogo: KM# (novidade)
Valor: US$

ANVERSO: No anverso da moeda, acima, está o pequeno Emblema Nacional da Ucrânia e a inscrição УКРАЇНА (Ucrânia), o ano de emissão, 2017, e o valor facial da moeda, 5/ГРИВЕНЬ (5 hryvnias). No contexto de um mapa da península da Criméia (colorizado em azul por Tampografia) estão as seguintes linhas do Hino Nacional dos Tártaros da Criméia (colorizados em letras amarelas): Я ПРИСЯГНУВСЯ, / Я ДАВ СЛОВО / ПОМЕРТИ ЗА НАРОД ... / ANT ETKENMEN, / SOZ BERGENMEN / MILLET ICUN OLMEGE ... (Eu jurei… / Eu prometi / morrerei pelo meu povo…) em ucraniano e em tártaro, e um Tamga amarelo, o Brasão dos Tártaros da Criméia. À direita, está o logotipo da Casa da Moeda do Banco Nacional da Ucrânia.

REVERSO: No reverso da moeda, no contexto de uma Mesquita, imagem dos participantes do Primeiro Congresso Nacional dos Tártaros da Criméia. Há as seguintes inscrições: 100 РОКІВ / YIL (100 anos) acima da Mesquita, ПЕРШИЙ КУРУЛТАЙ КРИМСЬКОТАТАРСЬКОГО НАРОДУ (O Primeiro Kurultai dos Tártaros da Criméia), semicircular acima, e QIRIMTATAR HALQININ BIRINCI QURULTAYI, semicircular abaixo.


Observações:

Parte da Emissão é acondicionada em um Blister:



tatar04