80 anos do Estabelecimento do Oblast de Khmelnytskyi

A moeda celebra o Oblast de Khmelnytskyi, que fica no sudeste da planície da Europa Oriental em duas regiões geográficas: estepe da floresta e floresta mista. Antigos monumentos históricos e arqueológicos, paisagens pitorescas e um clima suave e saudável são unicamente combinados no Oblast Khmelnytskyi. A região é conhecida por seu Castelo Kamianets-Podilskyi, Fortaleza Medzhybizh, Castelo Starokostiantyniv, Dniester e Smyryk, bem como o Mosteiro da Caverna Bakota. O oblast possui mais de 3.000 rios e córregos, o maior dos quais é o Dniester, Bug do sul, Horyn, Sluch, Zbruch e Smotrych. Possui mais de 300 depósitos com 26 variedades de recursos minerais e mais de 60 nascentes de águas frescas, minerais e de mesa. Também possui muitos bens que são populares na Ucrânia e no exterior, e estabelece relações de comércio com diversos países.

Ano: 2017
Tema: 80 anos do Estabelecimento do Oblast de Khmelnytskyi
Série: Oblasts da Ucrânia
Facial: 5 Hryven
Metal: Bimetálica Latão e Cupro-Níquel
Peso de Metal Precioso: 9,4 gramas
Peso Total: 9,4000 gramas
Diâmetro: 28mm
Borda: Serrilhada Setorial
Qualidade de Cunhagem: Especial Uncirculated
Tiragem: 35.000
Designer: Sviatoslav Ivanenko
Gravação: Sviatoslav Ivanenko
Lançamento: 10 de Outubro de 2017

Catálogo: KM# (novidade)
Valor: US$

ANVERSO: No anverso da moeda, acima, está o pequeno Emblema Nacional da Ucrânia. Há as seguintes inscrições semicirculares no anel externo: НАЦІОНАЛЬНИЙ БАНК УКРАЇНИ (Banco Nacional da Ucrânia), acima, e П`ЯТЬ ГРИВЕНЬ (cinco hryvnias) abaixo. À direita, o logotipo da Casa da Moeda do Banco Nacional da Ucrânia. No núcleo dourado, no centro, está o ano de emissão da moeda, 2017. Há a seguinte composição que simboliza a Oblast: Acima, o símbolo do átomo para a paz, uma imagem do Castelo de Starokostiantyniv, a Igreja de São Nicolau, localizada na Fortaleza de Medzhybizh (à direita) e um buquê simbólico feito de produtos agrícolas – girassóis, grãos e milho – e uma colheitadeira (à esquerda).

REVERSO: No reverso da moeda no núcleo, há uma imagem do Brasão de Armas do Oblast de Khmelnytskyi. No anel externo, há as legendas ХМЕЛЬНИЦЬКА ОБЛАСТЬ (Oblast de Khmelnytskyi) acima, e ЗАСНОВАНА У 1937 РОЦІ (Criado no ano 1937) abaixo.