XV Jogos Paralímpicos - Rio de Janeiro

A moeda comemora os XV Jogos Paralímpicos, que são realizados a cada quatro anos pelo Comitê Paralímpico Internacional. Um total de 172 atletas paralímpicos ucranianos competiram em 15 modalidades esportivas nos XV Jogos Paralímpicos, que foram realizados no Rio de Janeiro, Brasil. A seleção nacional da Ucrânia ocupou o terceiro lugar na classificação geral, um número recorde de medalhas. Os atletas paralímpicos ucranianos estabeleceram 109 registros em três modalidades: Natação, Atletismo e Powerlifting (levantamento de peso básico), dos quais 22 foram recordes mundiais, 54 recordes europeus e 32 recordes paralímpicos.

Ano: 2017
Tema: XV Jogos Paralímpicos – Rio de Janeiro
Série: Esportes
Facial: 2 Hryvny
Metal: Prata Alemã (Cupro-Níquel-Zinco)
Peso: 12,8 gramas
Diâmetro: 31mm
Borda: Serrilhada
Qualidade de Cunhagem: Especial Uncirculated
Tiragem: 35.000
Designer: Anverso: Volodymyr Atamanchuk. Reverso: Volodymyr Taran, Oleksandr Kharuk, Serhii Kharuk
Gravação: Volodymyr Atamanchuk, Anatolii Demianenko
Lançamento: 21 de Novembro de 2017

Catálogo: KM# (novidade)
Valor: US$

ANVERSO: No anverso da moeda, acima, está o pequeno Emblema Nacional da Ucrânia e a inscrição УКРАЇНА (Ucrânia). No centro, à direita, estão os símbolos do Comitê Paralímpico Nacional da Ucrânia e uma medalha paralímpica convencional. À esquerda, estão as inscrições ЗОЛОТО 41 / СРІБЛО 37 / БРОНЗА 39 (Ouro 41 / Prata 37 / Bronze 39). Abaixo, contra um fundo espelhado, estão o valor facial da moeda, ДВІ ГРИВНІ (duas Hryvnias), o ano de cunhagem, 2017, e o logotipo da Casa da Moeda do Banco Nacional da Ucrânia.

REVERSO: No reverso da moeda, contra o fundo de uma fita ondulada estilizada, está um atleta paralímpico do Tênis de Mesa paralímpico segurando na mão uma raquete. Ao lado do atleta, há a inscrição Ріо-де-Жанейро (Rio de Janeiro). À esquerda do atleta está a inscrição semicircular XV ПАРАЛІМПІЙСЬКІ ІГРИ (XV Jogos Paraolímpicos). Acima, está o logotipo do Movimento Paralímpico Ucraniano e o ano em que foram realizados os jogos, 2016.


Na coleção particular: