100 anos da Fundação do Primeiro Regimento Ucraniano «Bohdan Khmelnytskyi»

A moeda comemora a formação da primeira unidade militar voluntária ucraniana. O regimento preparou o caminho para a formação de outras unidades ucranianas no exército russo. Participou da oposição armada da República Popular da Ucrânia à agressão russa. O Primeiro Congresso Militar Ucraniano, realizado em 1917, aprovou a formação da primeira unidade militar ucraniana. O congresso decidiu que todos os 3.200 voluntários deveriam ser incluídos no regimento sob o comando de Yurii Kapkan. A formação do Primeiro Regimento Ucraniano «Bohdan Khmelnytskyi» foi um marco importante na criação do moderno exército da Ucrânia.

Ano: 2017
Tema: 100 anos da Fundação do Primeiro Regimento Ucraniano «Bohdan Khmelnytskyi»
Série: Forças Armadas da Ucrânia
Facial: 5 Hryven
Metal: Prata Alemã (Cupro-Níquel-Zinco)
Peso: 16,54 gramas
Diâmetro: 35mm
Borda: Serrilhada
Qualidade de Cunhagem: Especial Uncirculated
Tiragem: 50.000
Designer: Volodymyr Taran, Oleksandr Kharuk, Serhii Kharuk
Gravação: Sviatoslav Ivanenko, Volodymyr Atamanchuk
Lançamento: 23 de Novembro de 2017

Catálogo: KM# (novidade)
Valor: US$

ANVERSO: No anverso da moeda, acima, está o pequeno Emblema Nacional da Ucrânia e a inscrição УКРАЇНА (Ucrânia), o ano de emissão, 2017, e o valor facial da moeda, 5/ГРИВЕНЬ (5 hryvnias).  No centro há uma composição estilizada no estilo vanguardista ucraniano do início do século XX: Soldados trajando uniforme que pertencia a várias unidades militares durante a Revolução Ucraniana. Um dos soldados segura uma bandeira com a legenda “1917”. Abaixo, está o logotipo da Casa da Moeda do Banco Nacional da Ucrânia.

REVERSO: No reverso da moeda, existem bandeiras estilizadas que pertenciam às primeiras unidades militares ucranianas, a mais proeminente das quais é a bandeira do Primeiro Regimento Ucraniano «Bohdan Khmelnytskyi». Outras bandeiras incluem bandeiras antigas da Marinha do Estado Ucraniano e do Regimento Zaporozhiano ucraniano, que foi criado em Moscou por soldados ucranianos. Abaixo, está a bandeira das atuais Forças Armadas da Ucrânia, e as seguintes inscrições: 100 / РОКІВ (100 / anos), abaixo à esquerda, e ПОЧАТОК ФОРМУВАННЯ ЗБРОЙНИХ СИЛ УКРАЇНИ (O início da formação das Forças Armadas da Ucrânia), vertical à esquerda.