85 anos do Estabelecimento do Oblast de Odessa

A moeda celebra o Oblast de Odessa, que é a porta de entrada da Ucrânia para o mar. Esta área marítima encontra-se na encruzilhada das mais importantes vias navegáveis internacionais: O rio Danúbio, Dniester e Dnipro. O Oblast de Odessa é uma região industrial altamente desenvolvida, na qual o setor marítimo desempenha um papel fundamental. Este setor possui uma estrutura multi-setorial complexa e abrange várias atividades econômicas. Odessa também é conhecida internacionalmente pelas belas tradições de seus vinicultores. Esta área também é rica em fontes de água mineral de cura, como a água mineral de Kuialnik, que tem importantes propriedades balneológicas. Os resorts do mar da Oblast estão entre os mais antigos da Ucrânia.

Ano: 2017
Tema: 85 anos do Estabelecimento do Oblast de Odessa
Série: Oblasts da Ucrânia
Facial: 5 Hryven
Metal: Bimetálica Latão e Cupro-Níquel
Peso de Metal Precioso: 9,4 gramas
Peso Total: 9,4000 gramas
Diâmetro: 28mm
Borda: Serrilhada Setorial
Qualidade de Cunhagem: Especial Uncirculated
Tiragem: 35.000
Designer: Sviatoslav Ivanenko
Gravação: Sviatoslav Ivanenko
Lançamento: 28 de Novembro de 2017

Catálogo: KM# (novidade)
Valor: US$

ANVERSO: No anverso da moeda, acima, está o pequeno Emblema Nacional da Ucrânia. Há as seguintes inscrições semicirculares no anel externo: НАЦІОНАЛЬНИЙ БАНК УКРАЇНИ (Banco Nacional da Ucrânia), acima, e П`ЯТЬ ГРИВЕНЬ (cinco hryvnias) abaixo. À direita, o logotipo da Casa da Moeda do Banco Nacional da Ucrânia. No núcleo dourado, no centro, está o ano de emissão da moeda, 2017, à direita. Há a seguinte composição que simboliza a Oblast: A Fortaleza de Bilhorod-Dnistrovskyi (Akkerman), ondas estilizadas e um navio, e uma grua do porto (à esquerda). Abaixo, estão uma praia arenosa com uma cadeira de praia e um guarda-sol, uma ânfora e um cacho de uvas.

REVERSO: No reverso da moeda no núcleo, há uma imagem do Brasão de Armas do Oblast de Odessa. No anel externo, há as legendas ОДЕСЬКА ОБЛАСТЬ (Oblast de Odessa) acima, e ЗАСНОВАНА У 1932 РОЦІ (Criado no ano 1932) abaixo.